Como ser perito criminal

Perito criminalMuitas pessoas sonham em trabalhar com perícia criminal, mas não sabem como atingir esse objetivo. Afinal, o que é preciso para ser perito criminal?

Leia Também: Criminosos preferem atuar aos fins de semana

Começamos dizendo que essa é uma área promissora, que tem recebido muito destaque tanto da mídia, nos seriados policiais, quanto na própria polícia investigativa, que cada vez mais valoriza esses profissionais.

Perito criminalFique atento às dicas trazidas pelo blog da Metropolitana e descubra como ser um perito criminal:

Formação: Graduação e pós-graduação

Será preciso que o perito curse ensino superior e, após sua conclusão, preste um concurso público para trabalhar no Instituto de Criminalística (IC) de cada estado. Quando já estiver dentro do IC, será possível fazer o curso de formação técnico-pericial em alguma Academia de Polícia.

Áreas de formação: química, física, medicina, engenharia, dentre outras.

Trabalho: os peritos criminais trabalham nos IC’s de cada estado

O perito criminal será chamado para investigar diferentes ocorrências, desde acidentes de trânsito com vítimas até roubos, latrocínios e homicídios. Dentre as qualificações pessoais, o perito precisará ser uma pessoa bastante detalhista e focada no trabalho.

Ponto positivo de ser perito criminal: É uma profissão dinâmica, já que cada crime exige um conjunto de análises específicas.

Ponto negativo de ser perito criminal: É preciso muita dedicação e ainda falta intercâmbio com países que possuem técnicas mais desenvolvidas do que o Brasil.

Comentários Facebook

76 Respostas para Como ser perito criminal

  1. Tassiclea disse:

    Gostei muito de saber um pouco mas sobre a pericia e pretendo me formar e ser uma grande perita criminal.

    • Paloma Sousa disse:

      Olá, tenho 17 anos e quero me formar em Fotografia e Biomedicina para fazer uma graduação e pós-graduação para ser uma perita criminal de campo. O seriado ajudou bastante a divulgar essa profissão que hoje está sendo tão cobiçada por todos. Acho legal que cada vez mas cresça as oportunidades de pessoas como eu que queira se formar nessa área. Hoje a profissão teve um incentivo pequeno do governo sobre as novas maletas que os profissionais ganharam para poder atuar na área cada vez melhor. Desejo que a cada dia esse tipo de crescimento aconteça com mais frequência!
      Bjos’

      • Grupo Metropolitana disse:

        Olá, Paloma.

        Ficamos satisfeitos em levar até você uma informação útil e interessante. Desejamos muito sucesso em sua carreira. Continue acompanhando nosso blog.

        Abraços.

  2. sou medico e gostaria de fazer curso ou pos graduaçao em perito criminal para trabalhar na area solicito informaçoes onde posso fazer o curso.

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá Sidneymar, não trabalhamos com pós graduação, apenas com cursos profissionais de segurança, por isso não temos mais informações sobre o assunto.

      Atenciosamente.

  3. uauu….eu pretendo sim me formar como perito pois depois que eu passei a ver CSI eu apaixonei por essa dedicada e otima profissao!!!s2

  4. Henrique disse:

    A faculdade mais completa para se atuar na área forense é Biologia. Sou biólogo graduado, fiz pós em DNA e pesquisas laboratoriais. Trabalhei com necrópsia, entomologia, e biopsicologia.
    Prestei concurso e tirei de letra. Hoje sou perito em evidências criminais. Sou muito bem pago e realizei o sonho da minha vida.
    É isso galera! É só correr atrás que dá!
    Biologia é muito completo, e vc vê que não tem essa de ficar desempregado. O campo de atuação expandiu muito e o biológo está sendo uns dos profissionais mais bem respeitados!!
    Dou a maior força!!

  5. Henrique disse:

    Dica: biologia, química e biomedicina estão em alta pra concurso público. São uns dos mais bem pagos, e as especialidades são vastas. vc atua desde perito oficial até técnico ou auxiliar.
    Vale mto a pena!!!

  6. Daah disse:

    Sempre gostei dessa área.. e desde de muito nova já me interessei em trabalhos policiais, leio muitos livros desse gênero e sou apaixonada por seriados como CSI, estou cursando o ensino médio mas já penso em que profissão eu gostaria de exercer, e a única que me interessa completamente é criminalistica… o ruim é que moro em uma cidade pequena, e é um pouco difícil o acesso por aqui, por isso procuro sempre na internet alguma coisa para me orientar e informar sobre essa profissão.. o que me chama mais a atenção nesse trabalho é a pericia feita no local do crime, o q eu espero de um dia poder fazer..gostaria muito de me tornar um perito criminal.. e espero que um dia eu possa realizar esse sonho.!

    • vanusa disse:

      estou no ultimo semestre de biologia!e essa profissao de perito me chama muita atençao. tbm tudo que envolve laboratorio. gostaria de saber de vc. terminando a minha faculdade qual seria meu primeiro passo pra essa profissao.

      • Grupo Metropolitana disse:

        Olá, Vanusa.

        Seu primeiro passo deve ser realizar um concurso para perito criminal em sua cidade ou em seu estado. Torcemos para que alcance o sucesso profissional que almeja.

        Abraços.

  7. Vanessa Damasceno disse:

    Olá, estou cursando o nível superior em Educação Física e gostaria de saber se com essa minha área, posso entrar na Polícia e especificamente nesta área, já que abrange formações diversas. Como os principais são formados em Biologia, Química, Engenharia… O curso de Educação Física é muito voltado pra Biologia, Fisiologia e Anatomia. Gostaria de saber se isso influencia em algo ou preciso fazer alguma especialização para ingressar nessa área? Obrigada!

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá Vanessa. Fique de olho nos editais dos concurdos para a Polícia, lá eles explicam as especificações de cada cargo oferecido. Boa sorte! Abraços

  8. karlla disse:

    ola sou aluna do curso de fisioterapia sempre fui apaixonada pela essa aria da pericia ,adoro menhas caderas de anatomia acredito que seria uma boa profissional adoro desvendar mesterios e esses casos me entrigao muito ,e sempre que sei de algum caso eu me entrego muito quero ver tudo saber da historia acredito que seja um ponto bem emportante pra me endetificar nessa aria ,gostaria de saber o que devo fazer pra engresar nessa aria perito criminal apos termina meu curso de graduação em fisioterapia o que devo fazer aguardo a resposta desde ja obrigada.

  9. carla cristina corrêa disse:

    quero ser uma perita, moro em joinville SC , o que devo fazer .

  10. Ana livia disse:

    Oii, meu nome é Ana livia, tenho 14 anos e esse ano vou começar o 1 ano, sou apaixonada por séries como CSI, dessa paixão fiquei muito curiosa e fui pesquisar sobre os peritos criminais e amei saber mais sobre essa profissão, e quero muito ser uma perita rs, quero saber de vcs o que devo fazer depois de completar o 2 ano, que cursos devo fazer!? Pra chegar a ser uma perita completa! Se vcs poderem me ajudar fico muito grata! Desde de já agradeço! :)

  11. leticia disse:

    Olá , meu nome é letícia esse ano eu vou termina meu ensino fundamenta e minha escola é uma escola técnica .. eu queria saber qual técnico eu deveria fazer pra mim segui a carreira de perita estou com muitas duvidas ..! Me ajuda? : ) obrigada

  12. Vitória Souza disse:

    Sempre admirei esta profissão!Amo assistir os seriados e sou fascinada por desvendar mistérios! Pretendo segui-la na area de perito criminal de CAMPO ! Seria bom eu fazer o ensino médio em uma escola técnica cursando BIOQUIMICA?

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Vitória.

      Nós a aconselhamos a procurar o Instituto de Criminalística de seu Estado para obter mais informações sobre o assunto.

      Abraços.

  13. Maria Viviane disse:

    poxa foi muito importante saber um pouco sobre a profissão que eu to doida para cursar e espero q eu consiga ser perita quero ficar na parte de legista

  14. phelipe nascimento disse:

    adorei saber mais sobre isso e pretendo me tornar um grade perito criminal

  15. thaiane disse:

    Òla meu nome e thaiane eu gostaria de saber se eu fizer faculdade de matematica eu posso me tornar um perito-criminal ?

  16. kamilla disse:

    ola meu nome e kamila eu gostaria de mim informar sobre o que fazer pra ser uma grande perita criminal, eu gosto muito de mim informar sobre esta arèa e queria algumas opiniaõ sobre esse assunto algum pode mim ajuda.

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Kamila.

      Nós a aconselhamos a procurar o Instituto de Criminalística de seu Estado para obter mais informações sobre o assunto.

      Abraços.

  17. Juan Moreira disse:

    Sou Apaixonado com essa profissão e Gostaria de saber se pessoas cursando o Ensino Superior podem fazer o Concurso e exercer o cargo antes mesmo de se Formar!
    Estou no 7° Período de Farmácia, e a Meu ver, este curso ajuda muito nesta área profissional! Me corrijam se eu estiver errado!

    Desde já agradeço a quem puder esclarecer minhas duvidas!

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Juan.

      Nós o aconselhamos a procurar o Instituto de Criminalística de seu Estado para obter mais informações sobre o assunto.

      Abraços.

  18. Stephanie lopes disse:

    : Ola sou louca pra ser uma perita…tenho 17 anos e queria saber quais cursos superiores poderia fazer alem desses q vcs citaram ?

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Stephanie.

      Entre em contato com o Instituto de Criminalística de seu estado para obter mais informações.

      Abraços.

  19. Eu gostei do conteúdo, ainda estou no 2º grau mas irei fazer graduação e pós-graduação
    e muitos outros cursos, e me formar em outras áreas para mim ser um ótimo perito criminal. pois essa é uma das áreas que u mais gosto.

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Marcos.

      Dedique-se e será um ótimo profissional. Continue acompanhando nosso blog para ver mais dicas sobre a profissão.

      Abraços.

  20. Carollyne Araújo disse:

    Eu poderia cursar Direito para chegar a ser Perita Criminal?

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Carollyne.

      Para ser perita você pode fazer qualquer curso de ensino superior. Continue acompanhando o blog, que em breve daremos mais informações sobre como ingressas nessa profissão.

      Abraços.

  21. solemi disse:

    Legal ! eu faço curso de aux. de laboratório e pretendo me formar nessa área e ser uma boa perita criminal …

  22. Michelle disse:

    Li alguns posts na internet e é verdade que quem tem formação em direito nao pode fazer o concurso para perito criminal ?

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Michelle.

      Em nossas pesquisas não encontramos nenhuma informação sobre a impossibilidade de o profissional de Direito realizar um concurso para perito. Entretanto, é possível que formações específicas sejam exigidas no edital do concurso.

      Abraços.

  23. Raquel Muller disse:

    Faço Enfermagem…posso me candidatar a ser um perito criminal?

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Raquel.

      Segundo as fontes que consultamos, qualquer pessoa com formação em nível superior pode realizar concursos para o cargo de perito criminal. Desejamos sorte em sua carreira.

      Continue acompanhando nosso blog.

      Abraços.

  24. Rafaela disse:

    Oi , sou Rafaela e tenho 17 anos . Meu sonho des de pequena è ser Perita , mas estou em dúvida qual Curso superior fazer , Biologia ou Fisica … Podem me ajudar ?

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Rafaela.

      Para ser perita você poderá concluir qualquer um dos cursos que desejar, pensando sempre no seu futuro e na dificuldade de ingressar na carreira de perito. Considere sempre seu futuro profissional para tomar esse tipo de decisão, lembrando que concursos para atuar com perícia são um pouco raros e bastante concorridos. Desejamos sorte em suas decisões.

      Abraços.

      • Luís Fellipe disse:

        A faculdade mais completa para se atuar na área forense é Biologia. Sou biólogo graduado, fiz pós em DNA e pesquisas laboratoriais. Trabalhei com necrópsia, entomologia, e biopsicologia.
        Prestei concurso e tirei de letra. Hoje sou perito em evidências criminais. Sou muito bem pago e realizei o sonho da minha vida.
        É isso galera! É só correr atrás que dá!
        Biologia é muito completo, e vc vê que não tem essa de ficar desempregado. O campo de atuação expandiu muito e o biológo está sendo uns dos profissionais mais bem respeitados!!
        Dou a maior força!!

        • Nachali Dvulatk disse:

          Olá Luís

          Que legal que você já trabalha na área. E fica a dica para quem quer ingressar nesta profissão.
          Obrigada pelo seu comentário.

  25. Palloma disse:

    Eu sempre gostei dez de pequena dessa profissão, assisto as séries CSI e acho muito legal mesmo, falta 1 ano e meio pra eu me formar no ensino médio, eu sempre gostei muito de Biologia e Química minha matérias preferidas, eu estava pensando em cursar Engenharia Química, o curso superior que o perito precisa pra fazer a prova pode ser de qualquer área da Engenharia ? me responde por favor !

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Palloma.

      Segundo as fontes que consultamos, qualquer pessoa com formação em nível superior pode realizar concursos para o cargo de perito criminal, ou seja, é possível que você curse qualquer Engenharia e ainda assim possa assumir o cargo como perito. Desejamos sorte em sua carreira.

      Continue acompanhando nosso blog.

      Abraços.

  26. Jaque disse:

    acho essa carreira mtuito interessante e queria saber qual o primeiro passo para ingressar nessa carreira?
    Se puderem me respoder fico muito grata… obg bjs

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Jaque.

      O primeiro passo para ingressar na carreira de perito é concluir um curso de ensino superior. A próxima etapa é fazer a inscrição em um concurso para perito, que normalmente é oferecido pelo governo do estado que necessita de um profissional.

      Desejamos muito sucesso em sua empreitada. Continue acompanhando nosso blog.

      Abraços.

  27. Janderson disse:

    Olá Ciências Contábeis é um bom curso para quem pretende seguir a carreira de perito?…
    A concorrência é muito grande para as vagas disponíveis?
    Obrigado.

    • Revisão disse:

      Olá, Janderson.

      Qualquer curso é aceito. E o número de vagas e concorrentes varia em cada concurso, não há como termos uma média.

      Abraços.

  28. Ariene disse:

    Olá,
    tenho 17 anos e pretendo ser uma perita criminal. Estou no terceiro ano do técnico integrado de química e gostaria de saber se, fazendo graduação em Engenharia de Materiais eu posso prestar concurso para a perícia?
    Eu já sei que engenharia química é permitido, mas não achei nenhuma informação quanto à engenharia de materiais.
    Se puderem me informar, agradeço.

  29. Joyce Mariana disse:

    Olá.
    Se eu cursar medicina ou direito posso atuar então na área de perito criminal?

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Joyce.

      De acordo com nossas pesquisas, qualquer curso de nível superior é aceito quando da inscrição do candidato à vaga de perito. Esperamos que tenha sucesso em sua futura carreira.

      Abraços.

  30. amo medicina..tudo o que mexe com o corpo humano..;)

  31. Sheila Ferreira de Souza Allebrandt disse:

    Boa tarde, tenho 22 anos e estou no segundo ano de Enfermagem. Gostaria de saber se depois de formada posso prestar concurso para perita. Já pensei em desistir do curso para tentar medicina, por não saber se enfermagem também se encaixa nos requisitos. O que devo fazer?

    • Grupo Metropolitana disse:

      Olá, Sheila. Como vai?

      De acordo com o DECRETO Nº 5.116, DE 24 DE JUNHO DE 2004, é necessário possuir diploma de graduação de um dos cursos a seguir: Química, Química Industrial, Física, Geologia, Farmácia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Minas, Medicina Veterinária, Ciências da Computação, Processamento de Dados, Análise de Sistemas, Informática, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações, Biomedicina, Medicina, Odontologia e Ciências Econômicas.

      Saiba mais: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5116.htm

  32. Vitoria disse:

    Bom, eu assisto esses filmes e seriados quem tem a participação da pericia desde de pequena , e eu sempre me interessei muito por essa profissão. O csi foi o principal motivo de eu querer entrar pra pericia , sempre achei inclivél as investigações feitas… Porem sei que são só filmes, na vida real deve ser diferente. Tenho 17 anos e pretendo me formar em pericia criminal (Perícias em Locais de Crime) mais ainda não sei por onde começa a segui esses objetivos, tenho duvidas em quais cursos devo fazer ou em qual faculdade me formar. Por onde começo ?

  33. Vitoria disse:

    só uma duvida, o curso da Biomedicina é um começo pra ser perita ?

    • Grupo Metropolitana disse:

      Sim, Vitoria. O curso de Biomedicina é um curso que ajuda na carreira de perita, assim como Biologia, Farmácia, Química, Biomedicina, Engenharias, Física, Matemática, dentre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Assine o Feed

Redes Sociais

Twitter Flickr

Últimos Tweets