O que são e de onde surgiram os “rolezinhos”

rolezinho_shoppingProvavelmente, o assunto mais comentado desde o começo de 2014 é a polêmica dos “rolezinhos“, que está gerando muita discussão nas grandes mídias televisivas e impressas e nas redes sociais. Muito se tem falado sobre baderna e vandalismo, e também sobre preconceito e segregação. Mas de onde e como, exatamente, surgiu esse movimento?

Ainda que antes houvesse reuniões semelhantes, embora em menor escala, tudo começou oficialmente em dezembro de 2013, quando alguns dos primeiros rolezinhos foram organizados por cantores de funk, em resposta à aprovação de um projeto de lei que proibia bailes nas ruas de São Paulo (proposta que depois foi vetada pelo Prefeito Fernando Haddad). Depois desses, outros encontros aconteceram na capital paulista ainda em 2013. Em um deles, no Shopping Aricanduva, comerciantes fecharam as portas após diversas tentativas de roubo. O fato foi noticiado para todo o País e os rolezinhos ganharam a fama negativa que carregam.

Os participantes, entretanto, afirmam que os rolezinhos são apenas encontros marcados pela internet, por adolescentes querendo se divertir, e que os tumultos e casos criminosos são gerados por pessoas que se camuflam em meio aos participantes da reunião.

rolezinho-shopping

Seis shoppings paulistanos, afirmando que a multidão de jovens cantando refrões de funk ostentação nos corredores incomodam os clientes, conseguiram o respaldo de uma decisão judicial para fazer a triagem de clientes, o que gerou revolta em muitos. Em consequência disso, surgiu uma discussão referente ao preconceito, uma vez que esses participantes são, em sua maioria, de classe baixa e em grande parte negros, e os principais frequentadores de shopping, por sua vez, pessoas com maior poder aquisitivo e de pele branca.

O fato é que os eventos continuam sendo promovidos em todo o Brasil, e que a repressão física, além de não ser a solução, só aumenta o problema. Nesse contexto, é obrigação das direções dos shoppings fazerem com que os lojistas e os frequentadores sintam-se seguros e confortáveis e, para isso, é necessário que haja um planejamento detalhado e cuidadoso.

Leia também: Cuidados ao entrar em casa podem evitar assaltos

————————————————————————————————————-

Com 41 anos de mercado e mais de 3 mil colaboradores, o Grupo Metropolitana
atua em todo o Brasil e é uma
das mais reconhecidas organizações de terceirização de
serviços, especialmente no setor de segurança.
Saiba mais acessando o site: http://metropolitana.com.br/

————————————————————————————————————-

Comentários Facebook

Uma resposta para O que são e de onde surgiram os “rolezinhos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Assine o Feed

Redes Sociais

Twitter Flickr

Últimos Tweets